
Este mestrado proporciona a realização de estudos aprofundados em Serviço Social nomeadamente sobre as teorias, fundamentos, metodologias e práticas de intervenção. A integração do ensino do serviço social no sistema universitário público é uma oportunidade para ampliar a formação nesta área, enriquecer o seu currículo formativo e consolidar o serviço social nacional e internacional. Esta formação visa desenvolver competências científicas, técnicas e relacionais, contribuindo para a qualificação da investigação e da intervenção profissional sobre questões e problemas sociais contemporâneos, nacionais e internacionais. Dada a multiplicidade de áreas de intervenção pretende-se, para além do estudo e aprofundamento das perspectivas teóricas e metodológicas do serviço social contemporâneo, contextualizar essa intervenção nos diversos domínios e campos do serviço social.
Do ponto de vista curricular desenvolvem-se estudos sobre os fundamentos do serviço social, dos direitos humanos, da ética da intervenção social, no contexto das desigualdades e problemas sociais contemporâneas e aprofundam-se conhecimentos aprofundam-se conhecimentos sobre o Estado, as políticas sociais e as metodologias e modelos de intervenção em serviço social.
Este plano de estudos culmina com a elaboração de uma dissertação ou trabalho de projecto, orientados para a investigação e/ou aperfeiçoamento das práticas profissionais, no âmbito do serviço social.
Investigação
Possibilidade de estudo em ligação directa com investigação realizada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE-IUL), centro avaliado pela FCT com classificação de “Excelente”.
Destinatários
O mestrado em Serviço Social tem como destinatários preferenciais alunos que terminaram o 1º ciclo de formação, técnicos e decisores que actuam no âmbito do serviço social social, quer a nível da administração pública central, regional e local, quer em organizações não governamentais ou de solidariedade social.
Maria do Rosário Serafim e Maria das Dores Guerreiro.
Aos alunos que obtenham aproveitamento nas unidades curriculares do ciclo de estudos do mestrado em serviço social (120 ECTS), é atribuído o grau de mestre em serviço social.
Aos alunos que obtenham aproveitamento nas unidades curriculares dos 1º e 2º semestres do primeiro ano do ciclo de estudos de mestrado, no total de 60 ECTS, é atribuído um diploma de pós-graduação em serviço social.
Candidaturas: 4 Maio a 14 Julho (1ª fase) e 17 Agosto a 4 Setembro (eventual 2ª fase).
Inscrições: 27 Julho a 7 Agosto (1ª fase) e 7 a 11 Setembro (eventual 2ª fase). Início: 14 de Setembro
Propinas: 2.400 euros (pagável em 4 prestações).
Horário: pós-laboral.
Duração: 2 anos (120 créditos ECTS), incluindo a elaboração de dissertação ou trabalho de projecto.
Vagas: 30
Condições de acesso: Titulares de uma licenciatura ou equivalente legal, com um mínimo de 180 ECTS, ou, excepcionalmente, detentores de um currículo especialmente relevante reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Contactos
Secretariado do Departamento de Sociologia, Ala Autónoma, 3.º piso, sala 336
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Av.ª das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, Portugal
Telefones: +351 217 903 016
Fax: +351 217 903 017
E-mail: secretariado.ds@iscte.pt